O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), recebeu nesta terça-feira (22) lideranças de movimentos sociais interessadas em debater questões referentes à proposta do governo federal (PLs 37/11 e 5807/13) que estabelece o novo Código de Mineração e está sendo apreciada por uma comissão especial da Câmara, presidida pelo deputado Gabriel Guimarães (PT-MG).

De acordo com o Padre Nelito, membro da CNBB, o objetivo da reunião foi apresentar para a liderança do PT o ponto de vista do Comitê em Defesa dos Atingidos pela Mineração , que representa trinta e cinco entidades envolvidas com o tema. “Queremos estabelecer um canal de diálogo com o governo e com a bancada”, afirmou.

Segundo Jarbas Vieira, representante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), “o Código de Mineração é muito limitado e não trata das demandas  socioambientais necessárias e que trate as populações que estão sendo atingidas com respeito”, disse.

“Vamos ajudar na construção desse diálogo”, afirmou José Guimarães. “Na discussão de uma matéria tão importante para o país como essa, sempre é bom dialogar, não só com os empresários mas, sobretudo, com os trabalhadores e as comunidades que são atingidos pela exploração”, destacou o líder do PT.

Conforme o líder petista é preocupante a situação apresentada pelos movimentos com relação ao meio ambiente e com os atingidos. José Guimarães informou que o debate com os movimentos será aberto na Bancada do PT para construir o  entendimento junto ao governo e para as futuras decisões sobre o tema na Câmara dos deputados.

Além da CNBB e do MAM também fizeram parte da reunião com o líder do PT representantes do Movimento Sem Terra (MST) e do  Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

Fonte: Inesc