Uma reunião do Fórum Regional da Zona da Mata, Pólo Manhuaçu, realizada nesta terça-feira, 16, reuniu movimentos populares na sede da Associação de Professores Universitários de Viçosa (ASPUV), em Viçosa (MG). A reunião foi coordenada pelo Secretário Executivo do Território Caparaó, Gilson José de Oliveira, que fez um balanço da gestão do Governo Pimentel e da iniciativa da criação dos fóruns regionais.

Para os movimentos populares que participaram da reunião, apesar da criação dos Fóruns serem um avanço no diálogo com o Governo estadual, o encontro não atendeu as expectativas. Segundo Luiz Paulo Siqueira, militante do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), a reunião foi frustrante e não trouxe respostas concretas às demandas apresentadas. “As pautas da nossa região foram apresentadas há mais de dois anos, elencamos dez pontos prioritários para a região e até hoje o Governo não consegue trazer retorno referente à nenhuma das nossas demandas. Viemos aqui atrás de respostas, de um mínimo retorno e não para, mais uma vez, apresentar nossas reivindicações”, destacou.

A Comissão Pró-Asfalto e a Comissão de Justiça e Paz também criticaram a inércia do Governo. “A reivindicação pelo asfaltamento da MG-280 é antiga, nós estamos fazendo o nosso dever de casa, passamos por todos os passos, todos os trâmites exigidos pelo Governo, e é um descaso, um tremendo absurdo esse asfalto não ter saído até hoje!”, reclamou Edir Teixeira, da Comissão de Justiça e Paz, que ainda lembrou as promessas de políticos da região que sempre ganharam votos por causa da demanda pelo asfalto da MG-280. “Se ele não for concretizado ou ao menos não tivermos um prazo para sua realização, vamos, infelizmente, ter que colocar Pimentel junto da lista daqueles mentirosos que sempre usaram a MG-280 para ganhar votos”.

Um dos pontos de pauta que também surgiu como reivindicação foi referente ao projeto de implantação do mineroduto da Ferrous que pretendia cortar a região, mas foi cancelado devido à organização e luta popular. Para Rosilene Pires, da coordenação estadual do MAM, é central que o governo atenda a reivindicação dos atingidos para virar a página deste episódio e que as famílias tenham segurança jurídica para usar suas terras. “Conseguimos, depois de anos de muita luta, derrotar o projeto do mineroduto. O seu processo de licenciamento ambiental foi cancelado, porém, o decreto assinado arbitrariamente e de forma ilegítima pelo então governador Antônio Anastasia continua em vigor. Reivindicamos a revogação do decreto que declara o mineroduto de utilidade pública, o cancelamento da faixa de servidão e que a CODEMIG emita nova certidão de imóvel aos proprietários”, reivindica Pires.

Ao final da reunião, o Secretário Executivo Gilson José de Oliveira apresentou justificativas pela ausência de retornos, mas assumiu o compromisso de que o Governo apresentará resultados concretos à todas as demandas no próximo encontro da região que será em Manhuaçu no segundo semestre de 2017. Os movimentos populares garantiram que na próxima reunião haverá uma mobilização massiva para a próxima reunião.

Fóruns

Os Fóruns Regionais são espaços criados pelo governo de Minas Gerais para ouvir as demandas e pautas das regiões do Estado com o objetivo de subsidiar o planejamento e as ações do Governo.

Comunicação MAM