Equipes de socorro trabalham para resgatar cinco pessoas presas em jazida de carvão no centro do país

Uma explosão em uma mina ilegal de carvão no município de Cucunubá, no Departamento de Cundinamarca, região central da Colômbia, provocou a morte de oito pessoas, e cinco estão desaparecidas, segundo informou a Agência Nacional de Mineração na madrugada deste sábado.

Mais de 30 socorristas e sete engenheiros de salvamento em minas trabalham ininterruptamente no resgate na área desde a noite desta sexta-feira. O Governo de Cundinamarca informou em comunicado que a explosão pode ter ocorrido devido a um “acúmulo de gás metano”. Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros de Cundinamarca, Álvaro Farfán, a explosão ocorreu às 16:40 (hora local), informou a Europa Press. Wilson García, diretor da Unidade Administrativa Especial para a Gestão do Risco de Desastres de Cundinamarca, destacou que um dos mortos é Freddy Romero, de 22 anos, que chegou a ser levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos. O funcionário disse que seis dos corpos foram encontrados durante a madrugada deste sábado e, até a publicação desta matéria ainda não haviam sido identificados.

Segundo as autoridades, o local do acidente é de difícil acesso, com a comunicação “bastante precária”. O processo de resgate é feito por escavação manual, em razão da impossibilidade de usar máquinas, por risco de desabamentos.

Em 2008, na mesma mina, um desabamento e uma explosão provocaram a morte de oito mineiros. Nos cinco primeiros meses de 2017 houve na Colômbia 28 emergências minerárias, que deixaram 23 mortos e 33 feridos, segundo dados da Agência Nacional de Minas. Desses acidentes, 60% ocorreram em minas de carvão. Em 2016, foram registradas 114 emergências minerárias, com saldo de 124 mortes.

Crédito Foto: Luis Costa/AFP

Fonte: El País