Na madrugada deste domingo, a Agência Nacional de Mineração da Colômbia confirmou o fim da operação de resgate das 14 vítimas da explosão em duas minas de carvão, localizadas no município de Cucunubá, no Departamento de Cundinamarca, região central da Colômbia. No comunicado, a Agência confirmou a morte de 13 pessoas, o único sobrevivente sofreu queimaduras e está em um hospital da região. A Agência também confirmou que uma das minas não tinha título para operação.

A explosão aconteceu no final da tarde de sexta-feira (23/06) nas minas El Cerezo e La Guasca, de Cucunubá. O Governo de Cundinamarca informou em comunicado que a explosão pode ter ocorrido devido a um “acúmulo de gás metano”.

O vice-ministro de Minas e Energia, Carlos Cante, disse que as minas estariam funcionando sem cumprias as normas de segurança correspondentes. “De acordo com as coordenadas, registramos que as minas comprometidas não atendem todas as autorizações para operar. Isso é parte da investigação “, assinalou Cante.

A Agência Nacional de Mineração anunciou que após o encerramento do resgate iniciariam as investigações das causas do acidente. Antes do fim dos resgates a presidente da ANM, Silvana Habib Daza, advertiu que “uma das minas não tem título para operação e portanto não foi autorizada para qualquer atividade”, acrescentando que a outra mina tem título “mas não a autorização ambiental para operar. Neste momento estamos envolvidos no resgate de mineração; quando terminar vai começar a investigação”.

Mortes na mineração

De acordo com a ANM, em 2017 foram realizados 28 emergências minerárias, que deixaram 23 mortos e 33 feridos, seis destas ocorrências foram atendidas em Cundinamarca e 80% foram realizadas em minas de carvão subterrâneas. No entanto, o acidente de Cucunubá é registrado como o mais grave no país este ano. Em 2016, foram registradas 114 emergências minerárias, com saldo de 124 mortes. Em 2008, Pueblo Viejo, a mesma aldeia onde as explosões ocorreram na sexta-feira, também registrou uma tragédia similar que provocou a morte de oito mineiros.

 

Foto: César Melgarejo / EL TIEMPO

Por Comunicação MAM, com informações El Tiempo e Agência Nacional de Mineração da Colômbia