A comunidade de Varginha, em Miradouro (MG), participou no dia 16 de agosto de uma  Assembleia Popular da Mineração que contou com a presença de cerca de 70 pessoas e foi um importante momento de agitação, formação e preparação para a jornada de lutas contra o avanço da mineração na região da Serra do Brigadeiro.

Para Douglas Oliveira, militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e morador da comunidade de Varginha, a Assembleia foi um passo importante para fortalecer a organização e planejar os próximos passos da luta. “É fundamental que a comunidade se reúna e debata os desafios colocados para nossa região. A mineração tem avançado e nos afrontado. Durante a Assembleia pudemos reforçar, novamente, o posicionamento coletivo de que aqui não será território para mineradora saquear os minérios às custas da destruição social e ambiental. Estamos cientes de que somente com organização e luta popular poderemos impedir o avanço do capital mineral em nossas comunidades”, afirma Oliveira.

Segundo a Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro – articulação que envolve movimentos populares, pastorais e sindicais – o próximo passo será a realização de uma Assembleia Popular da Mineração no centro de Miradouro, o objetivo é envolver a população urbana na discussão sobre os avanços da mineração no município. A Assembleia será realizada no dia 29 de agosto, às 18:30, no Ginásio da Escola Estadual Pe Alfredo Kobal.

Comunicação MAM/MG