A Câmara Municipal de Muriaé realizará uma audiência pública, nesta terça-feira (26/09) para discutir os impactos da mineração e as violações de direitos cometidos pelas mineradoras na região.

O conflito com as mineradoras que planejam a exploração mineral no entorno da região da Serra do Brigadeiro tem se acirrado a cada dia. A empresa Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), pertencente ao Grupo Votorantim, almeja a ampliação de suas unidades e a exploração de bauxita nos municípios de Rosário de Limeira, Muriaé e Miradouro. As comunidades rurais e urbanas que serão afetadas pelos empreendimentos minerários rejeitam a chegada da mineradora e reivindicam seus territórios como zona livre de mineração.

Para a Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, “a audiência será uma oportunidade para debater a questão e convencer o público presente e vereadores que a região possui outras vocações com enormes potenciais e já em permanentes construções e que, a mineração, se implantada inviabilizará essas perspectivas, tais como a agricultura familiar, agroecologia, turismo comunitário, preservação ambiental e produção hídrica”.

A audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Muriaé, às 19 horas.

Comunicação MAM/MG