A expectativa é que mais de 300 pessoas participem da atividade que acontece neste sábado, 18, às 14h, na sede do PETI

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), em parceria com a Universidade de Brasília, realiza neste sábado (18), às 14 horas, na sede do PETI em Cavalcante (GO), uma Assembleia Popular para discutir os impactos da mineração na cidade.

A Assembleia Popular da Mineração contará com apresentações teatrais e debate sobre os impactos causados pelo atual modelo minerário na vida da comunidade. “Um dos temas que será abordado na Assembleia é o possível retorno da prática mineradora na região pelas grandes empresas que implicará na devastação ambiental e agravamento das condições socioterritoriais das comunidades quilombolas da região”, disse o militante do MAM, Luan Gouveia.
Também acontecerá durante a Assembleia uma intervenção artística do grupo teatral VSLT – Vozes do Sertão Lutando por Transformação e debates voltados para a emancipação popular e problemáticas causadas pela exploração do minério.

Seminário

A Assembleia Popular da Mineração integra a programação do Seminário Tempo Comunidade de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, que acontece entre os dias 18 a 19 de novembro. A atividade inicia no sábado e finaliza no domingo com uma mesa de debate sobre Escolas do Campo no Território Kalunga.

Comunidade

No município de Cavalcante está localizada a maior comunidade quilombola em extensão territorial do Brasil, os Kalunga, que habitam a região desde 1682 em uma área de 230 mil hectares. A comunidade viveu isolada por mais de 300 anos e teve seu reconhecimento como quilombo em 2003.

Serviço

Assembleia Popular da Mineração em Cavalcante
Data: 18 de novembro – sábado
Horário: às 14 horas
Local: PETI, Cavalcante (GO)

Comunicação MAM