Juventudes do campo e da cidade dos vários territórios do Ceará se encontrarão na comunidade Morrinhos, no município de Santa Quitéria, para vivenciar e refletir sobre as redes de resistência e a soberania popular na luta contra a indústria da mineração. O encontro será entre os dias 09 e 11 de março no Intercâmbio Regional de Juventudes, atividade organizada pela Rede Estadual de Jovens, Cáritas Diocesana de Sobral e Cáritas Regional Ceará, com parceria do Movimento pela Soberania Popular na Mineração/Ceará (MAM).

O Intercâmbio contará com formação sobre os contextos brasileiro e cearense da exploração de minérios e com oficinas temáticas que envolvem a mineração e a água, os modos de vida do campo e os sujeitos desses territórios, em especial as mulheres e as juventudes.

O encontro acontece a cada dois anos e é uma das atividades mobilizadas pela Rede Cáritas Ceará através da ação com juventudes. A Rede Estadual de Jovens é fruto da articulação das juventudes dos vários territórios e de movimentos e organizações juvenis diversas que se deu em momentos de encontro como o que acontecerá em Santa Quitéria.

Aproximar-se da realidade das juventudes e dos movimentos que vivem e atuam em territórios ameaçados pela exploração da mineração – como é o caso de Morrinhos e das outras comunidades ao redor da Mina de Itataia com a possível extração do urânio e do fosfato -, é um dos objetivos da Rede Estadual. Ao longo dos últimos seis meses, representantes da Rede de Jovens nos territórios participaram de um curso de formação política no qual temas sobre identidade, defesa dos territórios e soberania popular estiveram entre os conteúdos estudados. A vivência possibilitada pelo intercâmbio tem o intuito de fortalecer os elos e as lutas das juventudes do Ceará, sem perder de vista a relação com outras lutas, grupos sociais e com a atuação em suas próprias comunidades.

Por Raquel Dantas, Cáritas Regional Ceará.
Identidade Visual do Intercâmbio: Bruna Salvino, jovem da comunidade de Valparaíso, em Tianguá, e integrante da Rede Estadual de Jovens.