A Câmara Municipal de Rosário da Limeira aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio ao avanço da mineração de bauxita no território do município. A moção foi aprovada na última reunião ordinária realizada no dia 2 de maio.

A proposição para aprovar uma moção de repúdio à mineração no município é um dos resultados da audiência pública promovida pela Câmara Municipal no dia 12 de abril.

O autor do requerimento da moção, vereador Davi Aparecido (PT), defende que é importante que a casa legislativa se posicione já que o povo está contra a mineração.

“Nós tivemos uma excelente audiência onde participaram mais de 300 pessoas, nela ficou evidente a preocupação das comunidades com o avanço da mineração. Nós sabemos que a vocação de nossa cidade é a agricultura familiar e que a mineração inviabiliza a produção sadia de alimentos, por isso devemos repudiar esse projeto que não tem nada a nos oferecer”, defende Aparecido.

Para o vereador José Geraldo Chaves (PP), a defesa das águas, da terra e dos direitos das comunidades deve ser pensado visando, também, as futuras gerações. “Meu posicionamento é muito claro contra a mineração em Rosário da Limeira e faço isso pensando não em mim, mas naqueles que virão. O que vai adiantar minerar agora e as futuras gerações ficarem sem água, saúde e terra para terem uma vida próspera? ”, questiona Chaves.

O vereador Romildo Alves da Silva (PTB) também comentou a questão. “Tenho um conhecido que vendeu o terreno para mineradora explorar, no momento ele até pensou que tinha arrecadado um bom dinheiro, porém quando chegaram os caminhões, tratores, escavadeiras para explorar a bauxita ele se arrependeu amargamente. Ele não imaginou que a destruição seria tão grande” afirma Silva.

O presidente da casa, vereador Valdecir Pereira Braga (PSB), após colocar em votação a moção de repúdio parabenizou e agradeceu o trabalho desenvolvido pela Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro no município e colocou a Câmara Municipal a disposição para novas atividades.

O membro da Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro e dirigente estadual do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Luiz Paulo Siqueira, comentou o posicionamento da Câmara Municipal e afirma que novas ações devem ser realizadas no próximo período.

“O posicionamento da Câmara é fruto de um intenso processo de mobilização, sem dúvida hoje o poder legislativo fez um excelente gesto em defesa do município, essa moção se deflagra como uma grande conquista das comunidades e organizações populares. Sabemos que podemos contar com mais um novo aliado, porém é necessário intensificar as lutas para deixar claro à Votorantim que aqui na Serra do Brigadeiro não será espaço de saqueio dos nossos minérios”, afirma Siqueira.

Após a votação da moção de repúdio as comunidades presentes no plenário saudaram a Câmara Municipal com uma salva de palmas e gritos de ordem: “Mineração? Aqui não! ”