Companheiros, companheiras e camaradas.

 Escrevemos de imediato esta orientação inicial sobre o desfecho das eleições ocorridas no dia 28 de outubro! Com o tempo, situaremos outras informações acerca do conflito estratégico com este governo e seus sócios, na questão mineral.

Como sabem o resultado foi um golpe duríssimo às forças populares representadas nas eleições, no programa Brasil Feliz de Novo. Eleições que fazem parte de uma tática política e que de maneira direta e indireta fomos envolvidos, porque não podemos ficar neutros em um momento político decisivo que essa eleição representou às forças populares.

Desde junho de 2013 tivemos sinais de que ocorreria um acirramento da luta de classes expressado mais profundamente no pleito eleitoral de 2018, agregando o elemento do ódio e violência por parte do adversário fascista e fanatismo de seus seguidores. Ainda assim, a militância fez o que deveria ter sido feito sem hesitação com conversas com o povo, reuniões nos bairros, votos virados e distribuição dos jornais Brasil de Fato que permitiu abrir possibilidades amplas e novos contatos ao nosso trabalho.

De antemão, podemos verificar uma enorme parcela do povo brasileiro que não concorda com o programa fascista, 46,7 milhões de brasileiros votou no programa Brasil Feliz de Novo e 42,1 milhões não votaram em nenhum dos programas, isso, demonstra para nós que existe um amplo espaço na sociedade para disputarmos corações mentes de milhares de brasileiros e brasileiras que estão insatisfeitos com a forma de fazer politica e sem projeto de sociedade.

É de sabedoria de muitos que o próximo período exigirá de nós um maior compromisso com o trabalho de base nas comunidades onde estamos inseridos, seja no campo ou na cidade, porque somente dessa forma poderemos construir força social para poder enfrentar, na batalha certeira, o fascismo e as dificuldades que estão por vir. A segurança individual e coletiva se faz mais do que necessária para preservarmos as nossas forças perante o inimigo – importante reler documento já enviado sobre os cuidados com a segurança.

Precisamos estar firmes, mesmo nessa adversidade, do resultado negativo ao programa que mais se alinhava ao nosso projeto de sociedade. Olharmos para o nosso horizonte é, também, percebermos o quanto já caminhamos até este momento, com diversas dificuldades que cada militante sabe que temos passado. Mas, sabemos também que temos um longo caminho a ser percorrido no rumo de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e popular. Por isso, cuidar da formação politica da nossa militância e também de base é fundamental! E não construiremos essa nova sociedade sozinho, por isso, devemos exercer a solidariedade de classe, a luta politica e econômica geral.

Pelas próximas semanas devemos ampliar nosso poder de reflexão e dos argumentos, aqui expostos, sobre o próximo período da luta de classes. Seguiremos dando a total atenção à composição das forças do governo e como ela se materializa na vida social e nos conflitos de caráter mineral que estamos envolvidos.

Saudações em luta!
29 de outubro de 2018
Movimento Pela Soberania Popular na Mineração – MAM