Após manifestação ocorrida no dia 30/01, realizada por comunidades abaixo da barragem de rejeitos da Anglo e outras comunidades rurais também atingidas pelo empreendimento Minas Rio, a Anglo American, o MPMG e a SEMAD participaram da reunião ocorrida no dia de ontem (11/02) na comunidade de São José do Jassém, no município de Alvorada de Minas.

A pauta central foi o reassentamento das comunidades que se encontram na área de risco de rompimento da barragem. Nesta reunião, uma vitória foi em relação ao reconhecimento da comunidade de São José do Jassém, localizada há apenas 8 km do empreendimento, mas que até então não tinha o direito ao reassentamento reconhecido pela empresa e Estado de MG.

Os moradores denunciaram também a falta de informação, as várias falhas do plano de segurança de barragem e o modo precário como foram realizadas as simulações de rotas de fuga. Os crimes reincidentes da Vale que causaram a morte de centenas de pessoas em Mariana e Brumadinho são motivos de preocupação para os moradores destas comunidades.

Além disso, a SEMAD se comprometeu a agilizar o processo de contratação das assessorias técnicas independentes fruto da condicionante 39, estabelecida na LP + LI da Etapa 3 do projeto Minas Rio, licença concedida ainda em janeiro de 2018. O objetivo é que as assessorias independentes possam contribuir na construção de parâmetros e critérios para o reassentamento e planos de reparação de danos causados pela mineradora.

Estiveram presentes também membros da Prefeitura e vereadores de Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro.

Caso empresa e estado não cumpram o estabelecido em ata nesta reunião, as comunidades voltarão a exigir seus direitos.

Demandamos que as autoridades presentes cumpram, finalmente, os acordos firmados e atuem de forma firme para evitar mais um crime envolvendo barragens de rejeitos de mineração em Minas Gerais.