Jovens de comunidades em conflito com a mineração na região de Serro e Santo Antônio do Itambé se reuniram no I Encontro da Juventude que aconteceu neste final de semana, no dia 29 de setembro, na comunidade do Botafogo. O encontro teve como objetivo a formação, integração e articulação de jovens das comunidades que estão em luta em defesa de seus territórios, um passo importante no processo de organização da luta popular na região.

Foi um dia inteiro de atividades e muita animação, com formação sobre a conjuntura, juventude, mineração e oficinas de agitação e propaganda, como batucada, teatro do oprimido e serigrafia. O encontro também contou com a roda de capoeira com o grupo Arte das Gerais, resgatando a importância da cultura popular no fortalecimento da identidade negra e quilombola da juventude.

Para o militante do MAM, Valderes Quintino, o encontro “conseguiu envolver as comunidades em sua construção e foi muito importante para a juventude da região, pois debatemos questões importantes do nosso cotidiano como o conflito com a mineração e a necessidade de lutarmos para defender nossas águas”. Para ele, os jovens devem participar e podem contribuir muito na defesa dos direitos e busca de melhorias para suas comunidades.

Ao final do encontro, os jovens encaminharam a realização de reuniões locais da juventude e a continuação das oficinas de agitação e propaganda, para fortalecer as lutas que virão.

Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!
Por um país soberano e sério, contra o saque dos nossos minérios!