Kátia Visentainer

A Vale divulga amplamente o quanto pagou em indenizações, em um enorme número de veículos de mídia, mas você já parou pra pensar quanto ela investiu em anúncios desde o rompimento da barragem de Brumadinho?

Cheguei dia 22 de janeiro em Brumadinho e o comentário geral das comunidades mais desassistidas é sobre a redução pela metade no valor da ajuda emergencial paga pela Vale a partir do mês de fevereiro. Os adultos, que recebiam um salário mínimo mensal, passarão a receber meio salário mínimo. E os valores serão pagos somente até o mês de outubro de 2020. O auxílio continuaria a ser pago de forma integral a moradores de Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira, Alberto Flores, Cantagalo, Pires e nas margens do Córrego Ferro-Carvão.

Mas enquanto a Vale reduz pela metade o valor pago de auxílio aos atingidos em Brumadinho, investe pesado em propaganda na grande mídia.

Afinal, o que importa mais para a Vale S.A., reparar os danos do crime em Brumadinho ou cuidar da sua imagem?

Desde a tragédia em 25 de janeiro de 2019, com o rompimento da Barragem 1 da Vale, a mineradora tem anunciado nos mais diversos veículos de comunicação. A primeira campanha milionária estreou logo no dia 26 de janeiro de 2019, um dia após o rompimento da barragem. Como a mineradora não divulga o seu planejamento de mídia, infelizmente não se tem como mensurar os valores pagos em propaganda. Mas é certo que os anúncios foram contínuos durante todo ano de 2019.

Desde o final de dezembro, a empresa vem anunciando nas emissoras da TV Aberta e nas emissoras de TV por assinatura um comercial de 1 minuto de duração — onde lista as ações que tem feito para reparar os danos da tragédia.

Para Bruno Milanez, professor da UFJF e coordenador do Grupo de Pesquisa PoEMAS, a empresa tenta construir a narrativa de reparação exemplar em Brumadinho e com isso garantir o apoio da opinião pública em novos projetos em Minas Gerais.

“Os investimentos da Vale, principalmente em prover recursos para pagamento da ajuda emergencial a todas as pessoas residentes em Brumadinho ajuda a construir a narrativa de que a mineradora está resolvendo o “problema do rompimento da barragem” e assim evita o levante de vozes críticas à empresa no município”, afirma Bruno Milanez.

E conclui: “A disponibilização de recursos à população de Brumadinho vai ao encontro do altíssimo investimento em propaganda, pois passa a ideia à sociedade que ela resolveu o problema e reparou os seus danos”.

Anúncios

Curiosos sobre o montante investido pela mineradora em anúncios, o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração acompanhou durante uma semana ( de 13 a 19 de janeiro de 2020) os anúncios da Vale nos telejornais da Rede Globo (Mercado Nacional).

O valor é gigantesco, frente às indenizações pagas aos familiares das vítimas fatais da tragédia. Em uma semana a empresa desembolsou cerca de R$ 79,2 milhões em anúncios, somente nos telejornais da Rede Globo. E estamos falando apenas dos anúncios numa única emissora em apenas 7 dias.

Vamos fazer uma conta: em quatro semanas, a estimativa é de que tenha investido — só na Rede Globo — R$ 316 milhões. Um único comercial no intervalo do Jornal Nacional custou à mineradora R$ 1,6 milhão. Um único comercial de um minuto. E quanto a Vale pagou de indenização para a família das vítimas? Cerca de R$ 750.000,00 para cada família.

Uma vida perdida em Brumadinho vale menos que um comercial de 30 segundos no Jornal Nacional.

Como chegamos a este cálculo:

Contabilizamos a inserção de anúncios em cada um dos telejornais e no Fantástico pela tabela de preços de anúncios da emissora:

Bom dia Praça (segunda a sexta) — 3 anúncios diários, 5 dias da semana, ao custo de R$ 148.800,00 cada anúncio.

Bom dia Brasil (segunda a sexta) — 3 anúncios diários, 5 dias da semana, ao custo de R$ 218.200,00 cada anúncio.

Praça TV 1 Edição( segunda a sábado) — 3 anúncios diários, 6 dias da semana, ao custo de R$ 399.200,00 cada anúncio.

Jornal Hoje (segunda a sábado) — 3 anúncios diários, 6 dias da semana, ao custo de R$ 471.400,00 cada anúncio.

Praça TV 2 Edição( segunda a sábado) — 3 anúncios diários, 6 dias da semana, ao custo de R$ 992.800,00 cada anúncio.

Jornal Nacional (segunda a sábado) — 3 anúncios diários, 6 dias da semana, ao custo de R$ 1.651.000,00 cada anúncio.

Fantástico (domingo) — 3 anúncios, ao custo de R$ 1.316.200,00 cada anúncio.

Tabela da Rede Globo

O valor para comercial de 1 minuto foi obtido com a multiplicação por 2, do valor do comercial de 30 segundos.

Faltando um dia pra completar 1 ano do trágico rompimento da Barragem 1 da Vale em Brumadinho, que ceifou a vida de 270 pessoas, destruiu o meio ambiente e o rio Paraopebas, é preciso dizer à Vale que NÃO HÁ REPARAÇÃO PARA VIDAS PERDIDAS.

Kátia Visentainer é jornalista do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração