Nós, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), manifestamos nossa indignação e repúdio à decisão proferida pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que publicou no Diário Oficial a Portaria n°493, de 1° de setembro de 2020, que autoriza a Força Nacional Brasileira a atacar as áreas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos municípios de Prado e Mucuri, na região do Extremo Sul da Bahia.

Essa ação irresponsável e criminosa é um pedido feito pelo atual secretário de assuntos agrários, Nabhan Garcia, que, aliado ao presidente Jair Bolsonaro, ataca, criminaliza e violenta o povo Sem Terra, os indígenas e quilombolas. A ação explicita a face fascista desse governo, que usa as forças policiais e milicianas para atacar os trabalhadores na mesma medida em que violenta os direitos sociais e democráticos do povo brasileiro, entre eles a negação do direito à terra e às condições de produção de alimento saudável pelos camponeses e camponesas, a partir de uma política contra a reforma agrária.

Através desta nota, o MAM se indigna, se solidariza e presta apoio aos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, que são os maiores produtores de alimentos saudáveis da região e são responsáveis pelo abastecimento da alimentação das cidades locais. Desde o início da pandemia da Covid-19, o MST atua em ações de cuidado e solidariedade, distribuindo alimentos e, assim, salvando vidas.

Por um País Soberano e Sério,
Contra o Saque dos nossos Minérios!”