O Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) realizou no dia 13 de junho a primeira Assembleia Popular da Mineração no estado do Pará. A atividade aconteceu no Acampamento Frey Henri, em Parauapebas.

A atividade contou com análise de conjuntura e debates que reforçaram a importância de alternativas econômicas sustentáveis para a região. “Precisamos defender e discutir um novo modelo sustentável, zelar pela nossa soberania e controle de nossas riquezas minerais”, afirmou o militante do MAM no Pará, Marcos Antônio dos Santos, destacando que as assembleias são uma importante oportunidade para promover a discussão das alternativas positivas para combater os problemas e os impactos da mineração.

Assembleias

As Assembleias Populares da Mineração – um debate urgente e necessário têm como objetivo  refletir, debater e produzir uma memória política da mineração através da luta dos trabalhadores e populações em contradição com o capital mineral, com propostas de superação soberana e popular do atual modelo de mineração. As Assembleias serão realizadas entre os meses de maio a novembro, em 100 municípios de 11 estados do país, com atividade mineral ou afetados pelo escoamento da extração para a exportação. Acesse a Cartilha sobre as Assembleias.