No dia 29 de julho a Comunidade Franciscana – Fraternidade Santa Maria dos Anjos realiza a 7º Vivência Missionária “O caminho se faz caminhando com coragem e profecia” na comunidade de Belisário, distrito de Muriaé, interior de Minas Gerais. A Vivência Missionária aconteceu pela primeira vez em 2001, a cada ano, lideranças das comunidades e movimentos populares se encontram para trocas de experiência da organização popular.

“São momentos ricos de partilha e troca de experiências sobre os desafios e as alegrias da caminhada missionária junto ao Povo de Deus.  Neste ano de 2017 vamos nos encontrar na 7ª Vivência Missionária e entre tantas motivações, vamos celebrar a luta organizada contra o domínio das empresas mineradoras que exploram a nossa região da Zona da Mata”, destaca trecho da Carta Convite da 7ª Vivência Missionária. Um dos objetivos da Vivência Missionária é prestar solidariedade ao Frei Gilberto Teixeira, que recentemente sofreu uma ameaça de morte pela sua atuação junto às comunidades atingidas pela mineração.

A região da Serra do Brigadeiro, situada na Zona da Mata de Minas Gerais, é conhecida nacionalmente por sua rica biodiversidade, amplas áreas preservadas de mata atlântica, belezas naturais e uma agricultura familiar e camponesa consolidada com forte matriz agroecológica. Além disso, a região abriga a segunda maior reserva de bauxita do país, o que despertou, desde a década de 80, o interesse de mineradoras em explorar as jazidas minerais objetivando o lucro sem se importar com as consequências nefastas da mineração na região.

Há 20 anos as comunidades e organizações populares do entorno da Serra do Brigadeiro se mobilizam contrárias aos impactos ambientais e sociais gerados pela mineração de bauxita na região, que tem à frente a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), pertencente ao grupo Votorantim.

Confira a Programação

7ª VIVÊNCIA MISSONÁRIA – 29 DE JULHO DE 2017

1º MOMENTO – REPRESENTANTES DE ENTIDADES E GRUPOS ORGANIZADOS

7h – Acolhida, animação e café

8h – Mística de abertura

9h – Reflexão dialógica

Tema: O caminho que se faz caminhando com Coragem e Profecia.

12h – Encaminhamentos, avaliação e informes

12:30h – Almoço

2º MOMENTO – COMUNIDADES INTERESSADAS (Belisário e entorno)

13h – Acolhida e animação

14h – Caminhada

15h – Celebração

16:30h – Lanche (partilha – quitandas, frutas, doces…)

17h – Encerramento

 

Foto: Arquivo Vivência Missionária 2012