A Dep. Estadual Beatriz Cerqueira sofreu no dia 27/02 mais uma agressão machista na Assembléia Legaslativa de Minas Gerais. Beatriz, que é presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, conduzia os trabalhos neste dia na sessão sob ataques, com gritos de “vagabunda” proferidos da galeria por associados de partidos de direita.

No último dia 21/02 já havia acontecido outro fato gravíssimo, quando em reunião na mesma Comissão de Educação o deputado coronel Sandro Lúcio, do PSL – partido de Bolsonaro, mandou Beatriz ficar “caladinha”. Realmente, deve incomodar muito uma mulher que tem luz própria, coragem para enfrentar pautas difíceis em um momento de retrocessos para a classe trabalhadora, e que possui uma base social e eleitoral significativa em todo o estado.

O mundo da mineração é historicamente um universo protagonizado pelos homens e, em geral, muito machista. É assim no setor do trabalho, nos sindicatos, e até há muito pouco tempo atrás, também entre os formuladores e pesquisadores da área. Mas nas bases em luta e resistência, a maioria sempre foi formada por mulheres. E estas lutadoras não só formam uma base social massiva, como também são cada vez mais lideranças de luta dos seus territórios. Essas mulheres em contradição com os interesses do capital mineral, romperam barreiras que há algumas décadas as silenciavam ainda mais: somos hoje lutadoras, formuladoras, pesquisadoras, comunicadoras, fotógrafas, cantoras. Estamos em todos os setores e em todas as partes. Somos ponta de lança na resistência deste modelo predatório de mineração. E aprendemos: onde tem mulher na mineração, tem luta.

Beatriz não vai ficar caladinha. E nós também não. Não ficaremos caladinhas vendo uma companheira de luta ser agredida. Deputados e coronéis: não nos calaremos! E se cuidem, pois estamos em alerta para denunciar todos as agressões machistas que atacam e violetam as nossas companheiras, e lutando com ainda mais força para a construção de um Brasil soberano, feminista e popular!

Mulheres do MAM
28 de Fevereiro de 2019