Famílias de seis municípios receberão este mês os alimentos entregues pelo projeto Fração do Pão, organizado pela Igreja

O Movimento pela Soberania Popular da Mineração (MAM) doou, essa semana, mais seis toneladas de alimentos para o projeto Fração do Pão, organizado pela Diocese de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Alimentos como a cebola e a abóbora irão compor as cestas de alimentação que serão enviadas para famílias pobres de seis municípios do extremo sul do estado, a saber Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

O MAM e a Diocese de Rio Grande têm desenvolvido uma importante parceria para ajudar famílias em São José do Norte, ameaçadas pela tentativa da implantação do projeto de mineração de titânio pela empresa RGM (Rio Grande Mineração). O Movimento já doou, por meio da campanha Periferia Viva, mais de 30 toneladas de alimentos nas periferias do Rio Grande do Sul. Todo alimento é produzido por agricultores e agricultoras de São José do Norte, que vivem sob esta ameaça.

No atual momento de pandemia da Covid-19, a parceria reafirma e reforça o coletivo para a arrecadação da campanha que incentiva a compra de alimentos produzidos por territórios ameaçados pela mineração e, posteriormente, doados às periferias de algumas cidades do Rio Grande do Sul. Para Márcia de Carvalho Lima, militante do MAM em São José do Norte e coordenadora da campanha de doação, essa parceria tem sido de extrema importante. “Temos uma grande ajuda da Diocese de Rio Grande para a logística, armazenamento dos alimentos, impressão de material e ajuda para acessar locais e famílias em situação de vulnerabilidade social”, conta. Em outra parceria, na capital Porto Alegre, a organização Amigos da Terra, junto ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Frente Quilombola e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), distribuíram essa semana as cebolas e as abóboras doadas pelo MAM para movimentos de solidariedade.

Para Ajudar na campanha, seguem dados da conta para doação:
Banco Banrisul
Agência: 0330
Conta poupança: 41.0345040-3
CNPJ: 87.743.613/0001-05
Mitra Diocesana do Rio Grande
Favor enviar comprovante para o número de WhatsApp (54) 9683-0784 (Sabrina)