Desde sua fundação, em 1984, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) concentra sua bandeira na defesa de um modelo clássico de Reforma Agrária no país, construindo sua caminhada nas lutas sociais pela terra, por pão e pela cultura para todos. Mesmo sofrendo diversos ataques do sistema capitalista, o movimento protagonizou, em plena pandemia da Covid-19, ações de solidariedade nos 24 estados do país, entregando mais de 3.500 toneladas de alimentos saudáveis para quem mais precisa, colhidos pelas mãos dos trabalhadores do campo, só no ano de 2020.

Desde 1996, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) se soma, também, às lutas do campo, mobilizando agricultores e agricultoras pela melhoria da vida de quem mora no campo e organizando a classe para o enfrentamento de pautas coladas às bases sociais desse país. O MST e MPA sempre foram muito generosos com a construção do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), desde os nossos primeiros passos em 2012. Nos abriram caminhos, contribuíram para a nossa participação em processos políticos e nos ajudaram na formação destes nove anos de história.

São inspiração para a nossa militância! Por tudo isso, nós, do MAM, honramos a trajetória desses dois movimentos e reforçamos nossa caminhada de luta, junto à Via Campesina, pela conquista das necessidades básicas do povo brasileiro e da dignidade dessas vidas.

#MST37anos #MPA25anos #MST #MPA #ViaCampesina