Carta à Comunidade de Fé de São José,

Hoje é dia de celebrar o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Este ano completa-se 150 anos que São José foi declarado como o padroeiro da Igreja Universal, não à toa, o Papa Francisco dedicou o Ano de São José até dezembro de 2021.

E logo em uma data tão especial, sentimos por não poder estarmos juntos celebrando este momento de grande importância religiosa, cultural e de encontro, para todos e todas da comunidade de fé.

Entendendo o cuidado que devemos tomar em meia a pandemia, não podendo reunir, mas mantendo de longe a nossa alegria e a comunhão em fé…. diz Papa Francisco que devemos invocar São José sempre, especialmente nos tempos mais difíceis – eita momento para invocarmos o padroeiro dos trabalhadores, né companheirada?!

Sabemos que a luta não tem sido fácil em defesa da comunidade, os ataques que temos sofrido ultimamente demonstram a capacidade agressiva com que a ganância e os interesses de um projeto de morte podem nos provocar. Mesmo diante de uma inimiga que se acha poderosa demais, temos demonstrado que a força da fé e da união é capaz de conquistar vitórias independentemente do tamanho dos nossos obstáculos.

A defesa do território, a valorização da história, do milagre e da fé que unifica tanta gente se mantém firme e almejando sempre dias melhores… Nos alegramos de poder nos somar e fazer parte desse processo de resistência e caminhada conjunta em defesa da vida, das águas e da dignidade humana.

Viva a comunidade de fé! Viva São José!

Ninguém solta a mão de ninguém,
E seguimos firmes na luta!

MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração